Cleusa Presentes

Buscar

Produtos encontrados: 13 Resultado da Pesquisa por: em 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 13 Resultado da Pesquisa por: em 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Veja cinco tipos de panela e descubra qual é a melhor para sua cozinha

Item indispensável na cozinha, as panelas já são mais do que meros recipientes para preparar uma bela refeição. Depois de muitas inovações, hoje elas se tornaram o xodó dos amantes da culinária moderna. 


Encontrar o modelo perfeito, então, é uma tarefa difícil? Mesmo com tantas opções, não existe um grande segredo para descobrir aquela que mais agrada ao seu gosto e estilo de comida. Inclusive, alguns atributos específicos podem te ajudar na hora da escolha. 


Para isso, confira essa seleção especial para conhecer os tipos de panela queridinhos do momento e a relevância de cada uma delas à  gastronomia. 

Panela com Teflon

Também conhecida como panela antiaderente, essa peça é a amada, principalmente, pelos iniciantes na cozinha porque não permite que alimentos grudem no fundo. Desta forma, além de ajudar a não queimar, o modelo também apresenta uma forma saudável de cozinhar, pois não necessita de óleos para untá-la antes do uso. 


Para manter a durabilidade da panela, opte por objetos sem ponta e evite utilizar utensílios que possam riscar seu interior. Outra coisa que precisa de atenção é a temperatura do fogo, que não pode ultrapassar os 260ºC.   

Panela de Ferro

O modelo ganhou força por volta de 1925, quando Arnaud Desaegher, especialista em ferro fundido, fundou a Le Creuset ao lado de Octave Aubecq, especialista em esmaltação. De lá para cá, a panela de ferro alcançou vários admiradores por sua  durabilidade e capacidade de reter o calor por mais tempo. 


Além disso, ela também pode influenciar nos níveis de ferro da própria comida, reduzindo os riscos de anemia no corpo. Com isso, tradicional, principalmente, na casa de famílias mineiras, a peça é ideal na preparação de carnes, feijão e vegetais verde-escuro. 


Atemporais, as panelas de ferro deixam qualquer ambiente com um ar de profissionalismo e podem ser encontradas de várias cores. Sua versatilidade permite que diferentes tipos de preparamentos sejam realizados em uma única peça. 

Panela de Inox 

Uma das queridinhas do momento, bonita, combina com tudo e muito moderna. Para preparar alguma refeição na panela de inox, comece por molhos, cozidos, massas e carnes. Ela funciona melhor sendo levada ao fogo médio ou baixo. Sem falar que não risca, né?


Para os amantes da máquina de lavar louça, o modelo inox é o melhor. Por isso, é importante manter a temperatura do fogão sempre amena na hora de cozinhar. O ideal é não grudar nada no fundo da panela para a limpeza ser ainda mais eficiente. Para garantir, coloque o utensílio de molho por alguns minutos com um sabão líquido. 

Panela de Alumínio

Uma das mais tradicionais das casas brasileiras, a panela de alumínio é querida pelas vovós e passa de geração para geração com novas opções e modelos inovadores. Elas são práticas, contemporâneas e distribuem o calor corretamente. 


Para quem procura por panelas boas para fazer doces, por exemplo, essa é uma das melhores opções. Além disso, o modelo se dá muito bem na selagem da carne, pois não gruda com facilidade. O único cuidado especial com essa panela é que ela não é indicadas para ir ao forno. Evite raspá-la, priorize colheres que não risquem a panela. 

Panela de Cerâmica

Ideal para os aventureiros da cozinha, a panela de cerâmica é perfeita para o preparo de cozimentos longos. Além de deixar um sabor natural à comida, esse modelo é prático, esteticamente agradável e traz muita elegância para a cozinha. Além disso, por ter um grande poder antiaderente, a limpeza é outro ponto importante dessa peça. Ela também preserva o calor por mais tempo.


Bônus: frigideira

Extremamente funcional, a frigideira é o item extra que não pode faltar na cozinha. Além de versátil para preparar diversas opções de alimentos — ovos, panquecas, pão na chapa, pequenas frituras, grelha e selagem, por exemplo — ela pode ser encontrada em diferentes composições, para todos os gostos.  


Para escolher a ideal, priorize o tamanho. Escolha um modelo que seja apto a preparar a quantidade certa do que você e sua família precisam.  Uma dica é apostar em versões com, em média, 20 a 24 cm. 

Como montar um jogo de panelas?

Se você gosta gostaria de ter ou quer trocar seu kit, é necessário começar por três tipos de panela —  além da frigideira — que são essenciais na cozinha: 


  • A panela rasa com cabo longo é essencial para preparar pequenas porções de cozidos e frituras, além de ser fácil para saltear alimentos. Seu tamanho é de, geralmente, 28 cm.

  • Outra panela que não deve faltar no kit para a cozinha é o modelo médio, capaz de preparar refeições práticas — como massas e arroz — para a família. 

  • Por último, a caçarola. Redonda e funda, ela é essencial na preparação de caldos, sopas e itens maiores, é uma panela indispensável na hora de montar o clássico jogo de panelas. 

De olho no fogão

Depois de todas essas opções, é importante ficar de olho no fogão, pois sua temperatura pode influenciar na saúde das panelas. Além disso, os modelos de fogão cooktop pedem por panelas com fundo chato. 


Se gostou das dicas e já sabe qual desses tipos de panela é o ideal para sua cozinha, não espere para pôr em prática seus dotes culinários, com elegância, praticidade e eficiência. Essas peças podem ser encontradas nas nossas lojas físicas e na nossa loja online, e estão à sua espera!

Meu Carrinho